Dedicados em salvar vidas, os médicos são profissionais responsáveis por cuidar da saúde das pessoas, o que torna tal profissão essencial a todos os indivíduos. Para celebrar este trabalho, todo dia 04 de outubro é comemorado o Dia do Médico do Trabalho.
Essencial para a saúde das relações trabalhistas, o médico do trabalho é voltado para as relações entre homens e mulheres trabalhadores e seu trabalho, com o objetivo de não só prevenir acidentes e doenças, bem como promover a saúde e a qualidade de vida.
Trata-se de um ramo da medicina que tem o objetivo de assegurar ou facilitar aos indivíduos e ao coletivo de trabalhadores as melhores condições de saúde física e mental, prezando pela interação saudável seja no seu ambiente social e ou de trabalho.
O médico do trabalho é responsável por fazer um diagnóstico da capacidade do candidato a exercer determinada função e também, por reavaliar de maneira periódica o estado da saúde dos colaboradores, com destaque para os riscos ocupacionais aos quais todos os trabalhadores estão expostos.
Este profissional age orientado a prevenção e a assistência do colaborador vítima de acidente, doença ou de incapacidade relacionadas ao trabalho e, também, para estimular a saúde, o bem estar e a produtividade dos trabalhadores, suas famílias e a comunidade com que interagem.
O ato de prevenir doenças ocupacionais ou do trabalho, além de reduzir suas complicações é um direito do trabalhador, assegurado em Constituição e significa maior produtividade para qualquer empresa, reduzindo com isso, faltas no trabalho, remanejamentos ou até mesmo possíveis trocas de funções.
0 Comment