A importância das vacinas na imunização

Desde sua descoberta, as vacinas têm sido uma grande ferramenta na imunização da humanidade contra diversas doenças causadas por bactérias e vírus. Mas, como as vacinas funcionam e por que são tão importantes no processo de imunização?

Por que a vacina é capaz de imunizar uma pessoa?

Os componentes da vacina fazem o sistema imunológico produzir anticorpos, que são proteínas responsáveis por defender o corpo contra a doença quando ela chegar ao organismo.

Quando uma pessoa já vacinada entra em contato com alguém doente, toca em objetos contaminados ou fica exposta a alguma outra situação de risco, os anticorpos impedem a ação dos agentes infecciosos, evitando assim o adoecimento ou o agravamento do quadro.

É o caso das vacinas contra a Covid-19. Uma vez completado o esquema vacinal e dado o tempo para o corpo reagir, a pessoa fica protegida dos agravamentos da doença.

O que quer dizer Imunização de rebanho?

Trata-se da imunização coletiva, quando grande parte da população ou comunidade está vacinada.

Mesmo que algumas pessoas não recebam a vacina (por causa de alguma contraindicação), elas estão indiretamente protegidas pois, se a doença chegar até a comunidade, será difícil ela afetar justamente quem não pode ser vacinado.

E os bebês, porque precisam tomar tantas vacinas?

O sistema imunológico dos bebês é mais frágil pois ainda está se fortalecendo contra doenças, e as vacinas são essenciais para esse processo. 

Quanto mais cedo for iniciada a vacinação na infância, mais cedo as crianças serão imunizadas e estarão protegidas de doenças. O Sistema Único de Saúde oferece gratuitamente diversas vacinas necessárias para a imunização de bebês e crianças.

As vacinas são seguras?

Sim. Toda vacina licenciada para uso passou por diversas fases de estudos e testes, desde a produção até chegar à população.

Além disso, elas precisam atender às normas dos órgãos regulamentadores, que no Brasil são a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e o Ministério da Saúde.

Preciso me preocupar se tiver alguma reação após a vacinação?

Eventuais reações, como febre e dor local, podem ocorrer após a aplicação de uma vacina, mas os benefícios da imunização são muito maiores que os riscos dessas reações temporárias.

Graças às vacinas, conseguimos erradicar e controlar várias doenças, como a varíola, a poliomielite, o sarampo, a coqueluche, a difteria, entre outras. 

A imunização da população é uma ferramenta poderosa e comprovada no combate e prevenção de doenças.

Quanto mais pessoas são vacinadas, menor é a circulação de vírus e bactérias que prejudicam a nossa saúde.

0 Comment

Leave a Comment

Your email address will not be published.

Skip to content