UBS, UPA, Hospital e SAMU — onde buscar atendimento?

O sistema único de saúde disponibiliza à população uma rede de atendimentos médicos para cada tipo de situação. É importante saber onde procurar ajuda para economizar tempo e saber que está no atendimento adequado para o seu caso.

 

A Unidade Básica de Saúde, popularmente chamada de posto de saúde, é a porta de entrada do SUS e oferece serviços de atenção primária, ou seja, atendimento de baixa gravidade. As consultas podem ser agendadas ou abertas para pessoas que chegam com algum sintoma, não em estado grave, mas que precisam de atendimento.

Todas as unidades contam com clínica médica, ginecologia/obstetrícia e pediatria. Algumas também oferecem outros serviços como nutrição, acompanhamento psicológico e atendimento domiciliar.

O cidadão poderá buscar um posto de saúde em caso de mal-estar, dores, tontura e outros sintomas leves, verificação da pressão arterial e glicemia, troca de curativos, inalação, vacinas e testes rápidos, como o de gravidez, HIV, Sífilis ou hepatite. Também é onde se faz o acompanhamento de hipertensos e diabéticos, e também o tratamento para tuberculosos.

No caso das mulheres, é onde se faz o exame de Papanicolau e outros cuidados preventivos para a saúde feminina, e, para as gestantes, o acompanhamento pré-natal.

A UBS também faz a distribuição de preservativos e dos medicamentos gratuitos oferecidos pelo SUS.

 

A Unidade de Pronto Atendimento funciona 24 horas, 7 dias por semana, e oferece serviços de pronto-socorro, ou seja, casos de urgência e emergência, como febre ou pressão muito altas, fraturas, cortes, queimaduras, suspeita de infarto ou derrame, entre outros. Essas unidades têm mais recursos do que o posto de saúde e ajudam a não sobrecarregar os hospitais.

Quando uma pessoa passa mal e chega numa UPA, seu estado de saúde é avaliado e classificado de acordo com a gravidade de risco. Essas unidades estão preparadas para prestar assistência rápida, a fim de evitar complicações e sofrimentos ao paciente e, principalmente, quando há ameaça iminente à vida, sofrimento intenso ou risco de lesão permanente. O paciente recebe atendimento, faz exames e é medicado, se for necessário, e liberado para casa. Caso seu quadro não apresente melhora em até 24 horas de observação, ele pode ser encaminhado a um hospital.

 

O hospital é a unidade preparada para receber casos mais complexos e que demandam especialidades médicas, além do atendimento clínico geral de urgência e emergência. Os hospitais funcionam diariamente por 24 horas, e possuem mais recursos de intervenção médica.

É ideal procurar um hospital em casos de risco à vida, como suspeita de infarto ou AVC (acidente vascular cerebral), acidentes graves de trânsito, traumas de ortopedia, neurológicos, oftalmológicos, entre outros.

O hospital também faz internação, serviços para tratamentos intensivos, cirurgias agendadas e de emergência, além de possuir a maternidade. 

SAMU

O sistema público de saúde também conta com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) que é considerado o atendimento pré-hospitalar. Os socorristas fazem o atendimento necessário durante o caminho de modo a estabilizar o paciente até a chegada em uma UPA ou hospital. Em alguns casos, prestam atendimento ao paciente no próprio local ou até mesmo com orientação por telefone.

O atendimento do SAMU pode ser acionado através do 192 em casos de queda acidental, perda de consciência, queimaduras graves, crises convulsivas, intoxicação ou envenenamento, trabalho de parto em que haja risco para a mãe ou o bebê, tentativa de suicídio e outras situações emergenciais.

0 Comment

Leave a Comment

Your email address will not be published.

Skip to content