A hepatite é uma inflamação do fígado que pode ser causada por vírus ou pelo uso de alguns medicamentos, álcool e outras drogas, assim como por doenças autoimunes, metabólicas ou genéticas.
ABC das hepatites virais
As hepatites virais são infecções que atingem o fígado causadas por vírus (divididos em A, B, C, D e E), causando alterações leves, moderadas ou graves. Na maioria das vezes são infecções silenciosas, ou seja, que não apresentam sintomas. No entanto, quando surgem, os sintomas podem incluir cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras.
No Brasil, as hepatites virais mais comuns são causadas pelos vírus A, B e C. A taxa de mortalidade da hepatite C, por exemplo, pode ser comparada ao HIV e tuberculose. Já a hepatite causada pelo vírus D (Delta) é encontrada com menor frequência, e, ainda mais incomum no país, há o vírus da hepatite E.
A hepatite viral em estágio avançado compromete o fígado, podendo ser a causa de fibrose avançada ou de cirrose, que podem levar ao desenvolvimento de câncer e necessidade de transplante do órgão.
Transmissão
As hepatites causadas pelos vírus A e E são transmitidas por via digestiva (via fecal-oral), normalmente por condições precárias no saneamento básico e na higiene pessoal e também pela ingestão de água e alimentos contaminados.
A transmissão dos vírus B e C ocorre principalmente através de contato com sangue ou outros fluidos corporais contaminados, como por exemplo nas relações sexuais sem camisinha, compartilhamento de seringas, agulhas, lâminas de barbear, alicates de unha e outros objetos que furam ou cortam, além de poder ser passada de mãe para filho durante a gravidez, parto e amamentação. O vírus D tem os mesmos meios de transmissão e acomete pessoas já contaminadas pela hepatite B.
Prevenção
A principal forma de prevenção das hepatites A e B é a vacinação, disponível na rede pública de saúde. A vacina da hepatite B protege também contra a hepatite D. Outras formas de prevenir as hepatites virais são por usar preservativo em todas as relações sexuais, fazer o acompanhamento pré-natal para as gestantes e optar por procedimentos (médicos, odontológicos, tatuagem, manicure) apenas em estabelecimentos seguros que fazem a esterilização correta dos equipamentos.
Além disso, cuidados com a higiene pessoal, do ambiente em que se vive e dos alimentos podem prevenir muitas doenças e infecções, inclusive a hepatite.
Pessoas que estiveram em situação de risco para hepatites virais devem procurar uma unidade de saúde para realizar o teste rápido e, em caso positivo, buscar rapidamente o tratamento. A testagem permite tratamento precoce, e o tratamento oferecido pelo SUS tem grandes chances de cura.
0 Comment