Novembro Azul — Mais prevenção e menos preconceito para a saúde masculina

Despedindo-se o Outubro Rosa, vem aí o Novembro Azul, uma campanha de conscientização pela prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata. 

A próstata é uma glândula exclusiva dos homens localizada abaixo da bexiga e que envolve a uretra, canal que liga a bexiga ao orifício externo do pênis. Essa glândula tem como principal função produzir o fluido que protege e nutre os espermatozoides no sêmen, tornando-o mais líquido.

O câncer da próstata normalmente demora a se manifestar, o que facilita sua descoberta em estágio inicial através de exames preventivos de rotina, mas pode ser fatal quando diagnosticado já avançado. O risco para esse tipo de câncer aumenta a partir dos 50 anos, e a maioria dos casos são diagnosticados em homens com mais de 65 anos. Sendo a idade o principal fator de risco para o câncer de próstata, a partir dos 50 anos (ou 45, se houver casos da doença na família) o homem deve procurar o médico urologista anualmente para realizar exames preventivos.

Sintomas

O câncer de próstata é uma doença silenciosa, ou seja, quase sempre não apresenta sintomas, mas, quando surgem, eles podem ser dor lombar, problemas de ereção, dor na bacia ou joelhos e sangramento pela uretra. Procurar avaliação médica ao notar sinais suspeitos e manter as consultas e exames de rotina em dia é a melhor maneira de combater o câncer de próstata.

Diagnóstico

O exame de toque, realizado pelo urologista normalmente em consulta de rotina quando há fatores de risco, e o exame de dosagem PSA são as duas principais maneiras de detectar anormalidades na próstata. Quando os resultados desses exames apresentam alteração, outros exames normalmente são recomendados pelo médico, como tomografia, ressonância magnética, biópsia, dentre outros, para o diagnóstico do câncer de próstata.

Tratamento

Existem atualmente diversas formas de tratamento para o câncer de próstata com alta chance de cura, especialmente quando descoberto no início. Em cada caso, o médico avalia qual melhor tratamento a ser realizado, que pode incluir hormonioterapia, imunoterapia, radioterapia, quimioterapia, cirurgia, e outras opções terapêuticas.

Prevenção

Embora não tenha uma maneira específica para evitar o câncer de próstata, manter um estilo de vida saudável, alimentar-se bem, praticar atividades físicas e não fumar, bem como realizar consultas regulares de maneira preventiva, preserva a saúde masculina e previne muitas doenças ao longo da vida.

0 Comment

Leave a Comment

Your email address will not be published.

Skip to content