A diabetes ocorre quando o pâncreas não produz insulina suficiente – o hormônio que controla a glicose no sangue e fornece energia ao organismo – ou quando o corpo não consegue mais utilizar de maneira eficaz a insulina que produz.
No Brasil, atualmente, mais de 13 milhões de pessoas vivem com a doença, o que representa 6,9% da população nacional, de acordo com a Sociedade Brasileira de Diabetes.
1) Quais são os primeiros sintomas da diabetes?
Em geral, a diabetes tipo 2 não apresenta sintomas. Os sintomas são mais comuns na diabetes tipo 1: sede, fome, cansaço, urina em excesso, visão turva e perda de peso além do normal.
2) Quais são as diferenças das diabetes tipo 1 e 2?
TIPO 1: Comum em jovens com menos de 30 anos, magros e sem histórico de diabetes na família. Em geral, se manifesta com sintomas agudos. TRATAMENTO: Insulina. TIPO 2: Mais comum em adultos com mais de 40 anos, muito relacionada ao sobrepeso ou à obesidade e outros fatores, como altos níveis de triglicerídeos, hipertensão arterial e gordura no fígado. TRATAMENTO: Pode ser controlada com medicamentos (pílulas, injeções, insulina), dieta, exercícios e controle de estresse.
3) A diabetes tem cura? Pode ser evitada?
A diabetes não tem cura. Não há como saber quem terá diabetes 1, nem como evitá-la. O tipo 2, por outro lado, tem fatores desencadeantes muito claros, e pode ser evitada ou retardada por se manter um peso adequado, alimentação saudável e fazer exercícios físicos regularmente.
0 Comment