Doação de Sangue durante a pandemia

#diamundialdodoadordesangue

Vale ressaltar que, no momento atual, além do coronavírus, é de extrema importância a triagem de arboviroses (dengue, chikungunya e zika) entre os candidatos à doação de sangue, visto que tais condições são mais prevalentes no nosso meio:

  • Dengue: indivíduos infectados ou que tiveram contato sexual com pessoas infectadas (nos últimos 30 dias) são considerados inaptos pelo período de 30 dias após a recuperação completa. No caso de dengue hemorrágica, o período de inaptidão é de seis meses.

  • Chikungunya: indivíduos infectados ou que tiveram contato sexual com pessoas infectadas (nos últimos 30 dias) são considerados inaptos pelo período de 30 dias após a recuperação completa. Pessoas que tenham se deslocado ou que sejam procedentes de regiões endêmicas ou com epidemias confirmadas e que pretendam fazer a doação em região não endêmica ou não epidêmica devem ser consideradas inaptas à doação por 30 dias após o retorno dessas áreas.

  • Zika: indivíduos infectados são considerados inaptos pelo período de 120 dias após a recuperação completa, e aqueles que tiveram contato sexual com pessoas infectadas (nos últimos 90 dias) são considerados inaptos pelo período de 30 dias após o último contato sexual com essas pessoas.

0 Comment

Leave a Comment

Your email address will not be published.

Skip to content