Entendendo o que é Síndrome de Down

A síndrome de Down não é uma doença, é a condição genética de algumas pessoas.

 

O ser humano tem, normalmente, 46 cromossomos em cada célula do seu corpo — 23 herdadas do pai e 23 da mãe. Esses cromossomos carregam informações sobre a pessoa, como a cor dos olhos, a altura, o formato do nariz, dentre outras características. Por alguma razão ainda sem explicação científica, o óvulo ou o espermatozoide fornece um cromossomo a mais, somando então 47 cromossomos na célula do bebê. Esse cromossomo extra aparece no par número 21, por isso a síndrome de Down também é chamada de trissomia do 21.

Essa condição genética é muito comum, podendo acontecer a cada cerca de 700 nascimentos, independente de raça, país ou condição econômica dos pais.

As crianças, os jovens e os adultos com síndrome de Down têm algumas características físicas parecidas entre si e podem ter maior incidência de algumas doenças, mas também apresentam personalidades e características próprias e diferentes. Eles têm muito mais em comum com o resto da população do que diferenças e podem desenvolver suas capacidades pessoais, alcançando autonomia e realização.

Neste Dia Internacional da Síndrome de Down, precisamos nos conscientizar de que pessoas com essa síndrome são capazes de amar, aprender, trabalhar e se divertir. Além disso, podem aprender a ler e escrever, devem ir à escola e podem levar uma vida normal, ocupando seu lugar digno na sociedade.

0 Comment

Leave a Comment

Your email address will not be published.

Skip to content