Janeiro Branco — Quando a saúde mental não está bem, o corpo todo sofre

A saúde e bem-estar mental é tão importante quanto a saúde física pois corpo e mente estão intimamente relacionados. Quando a mente está com algum problema, isso pode resultar em enfermidades para o corpo.

Por isso, ao invés de buscar cuidar da saúde mental somente quando há indícios de depressão, ansiedade ou algum outro distúrbio, é preciso adotar medidas para promover o autocuidado, evitando que o indivíduo adoeça.

Diante de tantas adversidades, é normal vez ou outra se sentir sobrecarregado com o estresse do dia a dia. No entanto, é preciso estar atento a alguns sinais de que a saúde mental não vai bem, e então buscar ajuda.

O que é doença mental?

Doença mental é o termo utilizado para os transtornos, ou distúrbios, mentais que afetam o estado emocional, sentimental e comportamental do ser humano. Não é frescura e nem loucura, é uma condição que pode, na maior parte dos casos, ser curada ou controlada.

Os transtornos mentais podem afetar pessoas de todas as idades, em qualquer fase da vida, e normalmente são provocados pelos chamados “gatilhos”, situações que despertam mudanças na forma de pensar e agir da pessoa, bem como seu estado emocional. Esses gatilhos podem ser diferentes para cada pessoa; como por exemplo, conflitos familiares, dificuldades financeiras, envelhecimento, início dos estudos em uma nova escola ou de um novo emprego, fatores genéticos, traumas, dentre outros.

Depressão: É caracterizada por tristeza, perda de interesse e prazer, baixa autoestima, sentimento de culpa, alterações de sono e apetite, falta de concentração e cansaço. Também pode apresentar dores e outros sintomas físicos sem nenhuma causa aparente. O tratamento para a depressão é determinado pelo médico para cada caso e pode incluir identificar os fatores desencadeantes, terapia com psicólogo e o uso de antidepressivos.

Transtorno de ansiedade: Vai além da ansiedade normal do dia a dia. São momentos de crises de sentimentos como aflição, angústia, preocupação exagerada, medo extremo, incerteza, sensação de que algo muito ruim vai acontecer, falta de controle sobre os pensamentos e atitudes, e pode também ter sinais físicos como falta de ar e taquicardia.  O tratamento pode ser feito com medicamentos prescritos, acompanhamento com psicólogo ou psiquiatra ou a combinação de ambos (medicamentos e psicoterapia).

Transtorno afetivo bipolar: Consiste em episódios de obsessão e depressão, intercalados com períodos de humor normal. As oscilações podem incluir irritação, excesso de atividade, autoestima inflada, falta de sono, entre outros. O tratamento visa inibir a fase aguda da doença e prevenir e controlar novas crises, e é feito com medicamentos que estabilizam o humor, além do acompanhamento psicossocial.

Esquizofrenia: Transtorno mental grave caracterizado por distorções de pensamento, percepção, emoções, linguagem e comportamento. As crises incluem alucinações (ouvir, ver ou sentir o que não existe) e delírios (falsas crenças ou forte suspeita de algo mesmo que se prove o contrário). O tratamento com medicamentos e apoio psicossocial ajudam o paciente a ter uma vida produtiva e integrada à sociedade.

Ao perceber mudanças no seu cotidiano, sentimentos e comportamentos que podem indicar algum problema mental, procure ajuda profissional. Os psicólogos e psiquiatras são médicos especializados na saúde da mente e são capazes de elaborar para cada caso uma estratégia de tratamento que com certeza melhorará a qualidade de vida do paciente.

Como saber se tenho algum distúrbio mental ou emocional?

Alguns sinais comuns que podem indicar problemas com a saúde mental são dificuldade recorrente para dormir ou sono excessivo, perda da alegria na vida (até mesmo em atividades que antes sentia prazer), falta de motivação, dificuldade para socializar, irritabilidade constante e aparentemente sem motivo, abuso de álcool e outras drogas, etc.

Como cuidar da saúde mental?

Não se isole, mantenha contato com familiares e amigos.

Pratique atividades físicas, descanse bem e tenha uma alimentação equilibrada.

Mantenha a mente ocupada com atividades saudáveis e o intelecto ativo.

Procure se manter otimista.

Tire tempo para descansar a mente e o corpo.

Ao sinal de alterações emocionais ou comportamentais aparentemente sem motivo busque ajuda profissional.

Consulte um psicólogo regularmente e faça o tratamento terapêutico adequado indicado pelo médico.

Hospital Municipal e Maternidade Governador Mário Covas

O Hospital Municipal e Maternidade Governador Mário Covas destaca a importância dos cuidados com a saúde mental e levanta um alerta a respeito desse assunto, tanto para as autoridades e profissionais da saúde quanto para o público em geral. Além disso, o hospital tem estrutura formada e profissionais habilitados para o atendimento humanizado a pessoas em situação de urgência e emergência, como no caso de uma crise de transtorno mental ou emocional, garantindo assim segurança, conforto e rapidez no auxílio desses pacientes.

0 Comment

Leave a Comment

Your email address will not be published.

Skip to content