Saúde da mulher: em cada fase um cuidado especial

A mulher passa por diversas fases durante a vida, desde a infância até a velhice, e em algumas delas pode ser difícil se adaptar se não estiver bem informada.

Com isso em mente, a Associação Metropolitana de Gestão preparou uma campanha de conscientização sobre a saúde da mulher em cada fase de sua vida, incluindo a prevenção de doenças e o tipo de acompanhamento médico em cada caso. 

Adolescência

Da puberdade à adolescência ocorrem muitas mudanças hormonais e físicas no corpo da menina e, após a primeira menstruação, a recomendação é dar início ao acompanhamento com um ginecologista. Na primeira consulta, além de fazer o exame clínico, o médico poderá esclarecer sobre higiene íntima, avaliar alterações hormonais e a condição do aparelho reprodutor. A vacina do HPV, disponível no SUS para meninas de 9 a 14 anos anos, especialmente antes da primeira relação sexual, protege contra o papilomavírus humano, uma das principais causas do câncer de colo do útero.

Início da vida sexual

Após dar início à vida sexual, é importante que a mulher faça o acompanhamento médico, especialmente para realizar os exames preventivos como Papanicolau e ultrassom para identificar se há alterações suspeitas que podem indicar a presença de doenças na região pélvica, vaginal e mamária. As consultas regulares também servirão para esclarecimento de dúvidas de maneira confiável com relação a métodos contraceptivos e planejamento familiar, infecções sexualmente transmissíveis, gravidez e prevenção de doenças, etc.

Período reprodutivo e gestação

A gravidez é um momento único na vida de uma mulher e exige cuidados específicos para que mãe e bebê tenham boa saúde. Também é na consulta com o ginecologista que a mulher que deseja engravidar vai tirar as dúvidas e se informar sobre qual é a melhor maneira de cuidar da própria saúde para ter uma gravidez saudável. E quando a mulher engravida, ela passa a se consultar com o obstetra (que também é ginecologista) para acompanhar o desenvolvimento do bebê e o andamento da gestação. Para isso, o pré-natal, realizado nas unidades básicas de saúde, é fundamental.

Climatério e Menopausa

A fase do climatério (transição do período reprodutivo, ou fértil, para o não reprodutivo) é caracterizada principalmente por transformações físicas e emocionais decorrentes do desequilíbrio na produção dos hormônios femininos. Os sintomas mais comuns incluem irregularidades menstruais, menstruação mais escassa ou hemorragia, ondas de calor, distúrbios do sono, alterações da libido e do humor, bem como enfraquecimento ou definhamento dos órgãos genitais. Para muitas mulheres, esse período talvez não seja tão fácil de lidar, mas o acompanhamento médico e estilo de vida com hábitos saudáveis podem ser de grande ajuda.

Após a menopausa, é importante também incluir na rotina de exames a avaliação periódica da função cardíaca, bem como checar se há problemas de perda óssea.

Mulher, cuide de sua saúde em todas as fases da vida!

Pelo menos uma vez ao ano, consulte um ginecologista e faça os exames preventivos recomendados para o seu caso.

Cuidado ao buscar informações de saúde na internet ou com as amigas e tire suas dúvidas sempre com o médico.

Siga todos os tratamentos e orientações dadas pelo médico.

Procure conhecer bem o seu corpo e faça o autoexame, observando e apalpando as mamas para ver se há alguma alteração, e, ao notar, busque logo uma avaliação médica. 

Cuide bem da sua higiene íntima

Reserve um tempo para relaxar e fazer alguma atividade que gosta.

Faça exercícios físicos regularmente com o objetivo de cuidar da saúde do corpo e da mente.

Aposte em uma alimentação saudável com muitas frutas, verduras, legumes e proteínas magras.

Não fume e controle o consumo de bebidas alcoólicas.

 

0 Comment

Leave a Comment

Your email address will not be published.

Skip to content