A amamentação é certamente um dos momentos mais especiais da maternidade, não só pelo vínculo afetivo entre mãe e bebê, mas também devido aos inúmeros benefícios para ambos.
De acordo com a recomendação do Ministério da Saúde, o aleitamento materno deve ser mantido até os 6 meses de vida do bebê de maneira exclusiva, e pode ser continuado até os 2 anos da criança aliado a outros alimentos.
Um alimento completo
O leite materno é considerado o padrão ouro da alimentação por ser um alimento completo e muito nutritivo, uma fórmula perfeita e exclusiva. O leite materno é composto principalmente por água, gorduras, nutrientes e anticorpos, garantindo a nutrição, hidratação, proteção contra diversas infecções e doenças e fornecendo tudo o que o bebê precisa para crescer forte e saudável. O leite materno começa a ser produzido nas mamas já na gestação e, quase sempre, assim que o bebê nasce já está disponível para ser sugado. Outra informação importante é que apesar de apresentar cores e texturas diferentes, todo leite materno é rico e nutritivo; não existe leite materno fraco.
Incontáveis benefícios
O aleitamento materno garante ao bebê nutrição, hidratação e proteção contra diversas infecções e alergias, além de prevenir doenças respiratórias, urinárias, intestinais e muitas outras. O leite materno também ajuda no fortalecimento do sistema imunológico do bebê e contribui para seu desenvolvimento neurológico, intelectual, emocional e orofacial (músculos da boca e face).
No caso da mãe, amamentar reduz o risco de hemorragias pós-parto, previne o câncer de mama e câncer de ovário e ainda ajuda na recuperação do útero ao tamanho normal.
Além desses benefícios individuais, o momento da amamentação cria entre mãe e filho uma conexão afetiva sem igual, que fortalece ainda mais o amor e vínculo entre eles.
O aleitamento materno também é prático, econômico e sustentável, porque o leite materno é um alimento que não requer preparo, não gera custos, não polui e nem produz lixo.
Campanha da amamentação no Hospital Municipal e Maternidade Governador Mário Covas
Embora resulte em inúmeros benefícios, sabemos que amamentar nem sempre é fácil, e algumas mulheres podem ter mais dificuldades do que outras. Por isso, não fique se comparando com outras mães, inclua alguns familiares próximos em sua rede de apoio e busque sempre a orientação dos profissionais da saúde.
Os profissionais do Hospital Municipal e Maternidade Governador Mário Covas, administrado pela AMG – Associação Metropolitana de Gestão, são treinados para darem às mães orientações corretas, incentivo e apoio para a amamentação. A equipe de enfermagem, principalmente, está sempre pronta para esclarecer as dúvidas das pacientes e demonstrar de maneira prática as posições da amamentação. Dessa forma, as gestantes que ganham bebê na unidade podem se sentir mais seguras e animadas para esse ato de amor e proteção aos seus bebês, o aleitamento materno.
0 Comment