Outubro Rosa: uma campanha que salva vidas!

Em 2022, só no Brasil, estima-se que ocorrerão 66.280 casos novos da doença.

 

A Campanha Outubro Rosa tem como objetivo conscientizar as mulheres sobre a importância dos exames que detectam o câncer de mama em seu estágio inicial.

Todos os anos, milhões de mulheres são diagnosticadas com câncer de mama no mundo. Em 2022, só no Brasil, estima-se que ocorrerão 66.280 casos novos da doença. A melhor forma de prevenção, além de ter uma alimentação saudável e praticar exercícios, é a realização periódica de exames que podem detectar o câncer de mama em sua fase inicial.

Sabemos o quão corrida é a vida nestes tempos, sempre temos muito o que fazer e muitas vezes precisamos priorizar algumas coisas em detrimento de outras. Entretanto, não se deve deixar de lado o cuidado com a saúde, faça do cuidado uma parte fundamental da sua vida. 

O cuidado deve fazer parte da sua vida. Por isso, ao chegar aos 40 anos*, faça o exame clínico das mamas anualmente, e, aos 50 anos*, a mamografia passa a fazer parte dos exames anuais.

Realizar esses exames rotineiramente é essencial para rastrear o câncer de mama em um estágio inicial, o que contribui muitíssimo para uma boa recuperação. Por isso, conheça o seu corpo e quais exames são necessários para a sua faixa etária.

Como o exame clínico das mamas e a mamografia são realizados? 

O exame clínico das mamas é realizado pelos médicos ginecologistas e mastologistas. Além da checagem visual, o profissional realiza o apalpamento das mamas para identificar eventuais alterações.

A mamografia é realizada através de um aparelho que emite raio-X na mama, permitindo visualizar tumores enquanto ainda bem pequenos.

O que é autoexame?

O autoexame das mamas é feito pela própria mulher. Ele não substitui o exame clínico, realizado por um profissional da saúde treinado, nem a mamografia, porém, ele ajuda no conhecimento do próprio corpo. Caso a mulher observe alguma alteração, deve procurar imediatamente o serviço de saúde mais próximo de sua residência. E, mesmo que não encontre nenhuma alteração no autoexame, as mamas devem ser examinadas uma vez por ano por um profissional de saúde!

As tarefas e responsabilidades do dia não podem te deixar esquecer de sua saúde, não deixe para o ano que vem, um simples exame pode salvar a sua vida!

 

*Idades recomendadas pelo Ministério da Saúde e INCA

Skip to content