Aplicar fatias de batata crua na sola dos pés ou na testa baixa a febre? FAKE!

O truque, passado de geração em geração, consistia em colocar rodelas cruas e geladas do alimento presas às solas dos pés ou à testa.

 

No passado, quando a criança tinha febre, era comum as mães ou avós utilizarem batatas —algumas apostavam na cebola— para resolver o problema. A justificativa era de que elas puxariam o calor para si e, por isso, baixariam a temperatura corpórea.

Utilizar batatas geladas pode realmente diminuir o calor, só que apenas no local (testa ou pés, dependendo de onde foram colocadas) e momentaneamente. A febre vai continuar presente.

 

O que é febre?

Sintoma e não doença, a febre é a elevação da temperatura corporal acima dos valores considerados normais, que variam entre 36ºC e 37,2ºC. Ela é uma resposta do organismo a agressões externas ou internas, provocadas, por exemplo, por agentes infecciosos (bactérias, vírus e fungos), alérgenos, reação a certos medicamentos, traumas, lesões, neoplasias e doenças inflamatórias ou imunológicas.

No caso de o corpo sofrer qualquer tipo de ataque, substâncias químicas são produzidas e liberadas na corrente sanguínea para combater os invasores. Quando chegam ao cérebro, elas estimulam o hipotálamo, e ele, por sua vez, aumenta a calor corporal.

 

Como tratar a febre

É importante distinguir a febre da hipertermia, na qual há aumento da produção ou diminuição da perda de calor sem alteração no hipotálamo. Para saber se alguém está com a temperatura elevada, não basta encostar a mão na testa dela, é necessário o uso do termômetro.

Confirmada a condição, a decisão de tratá-la ou não é individualizada e avaliada caso a caso. Em pessoas saudáveis, muitas vezes, a febre é autolimitada e benigna. Então, se ela não está atrapalhando a realização das atividades e se não há nenhum sintoma associado, a recomendação, geralmente, é manter uma boa hidratação, repousar, tomar banho morno e, se necessário, utilizar medicamento antitérmico.

Porém, se junto com a elevação da temperatura corporal o indivíduo, sobretudo se for criança, apresentar um desconforto maior, apatia, letargia, respiração ofegante, dores e falta de apetite, entre outros sinais, ou se tiver alguma doença prévia, aí é importante procurar o médico para uma melhor avaliação e indicação do tratamento adequado.

0 Comment

Leave a Comment

Your email address will not be published.

Skip to content