Quais são as práticas de segurança recomendadas para quem trabalha com alimentos?

O cuidado para se evitar a contaminação por alimentos é imprescindível para quem trabalha no ramo alimentício. Não se atentar às medidas de segurança do alimento fornecido poderá, além de espantar o freguês, causar danos à saúde do consumidor.

De maneira geral, os alimentos estão suscetíveis à 3 tipos de contaminação.

Física: quando envolve corpos estranhos no alimento, como por exemplo partículas, sujeiras, insetos, etc.

Química: pode incluir resíduos de produtos como agrotóxicos e pesticidas, e até contaminantes inorgânicos como chumbo, mercúrio, cádmio, entre outros.

Microbiológica: por meio de agentes contaminantes como fungos e bactérias.

Seja qual for o tipo da contaminação, pode ter efeitos devastadores para a saúde do consumidor. Alimentos contaminados podem causar intoxicação e infecção alimentar, apresentando vômitos, diarreia e gastroenterite, e, nos casos mais graves, podem causar efeitos tóxicos nos rins, fígados e sistema imunológico. 

Diante desses riscos, é de grande importância para quem trabalha no ramo de alimentação adotar práticas de prevenção e controle dos agentes contaminantes a fim de garantir a segurança e a qualidade do alimento.

Os cuidados para a segurança podem incluir: 

Ingredientes: Dê preferência a fornecedores confiáveis para garantir que a matéria prima do seu produto seja de boa procedência e que o alimento seja seguro ao final dos processos de preparo.  

Armazenamento: Siga as instruções do fornecedor/fabricante com respeito ao local, temperatura e prazo de validade dos alimentos do seu estoque. 

Higiene: Atente-se às práticas de higienização correta dos alimentos, bem como dos equipamentos e utensílios usados no preparo deles. Certifique-se também de que as mãos estejam bem limpas antes de começar a manipular e preparar as refeições.

Água: É amplamente usada na cozinha, tanto como ingrediente quanto para higienização dos alimentos e utensílios. Para evitar contaminações, a água utilizada no preparo de alimentos deve ser potável e de qualidade assegurada.

Mantenha essas e outras boas práticas de higienização e esteja sempre atento aos riscos de contaminação para garantir um alimento seguro e de qualidade.

0 Comment

Leave a Comment

Your email address will not be published.

Skip to content