Como se prevenir das doenças típicas do Inverno?

Começando hoje (21), as baixas temperaturas características do inverno são para nós um alerta, pois podem facilitar a transmissão de algumas doenças causadas por vírus e bactérias. Nessa época do ano, a imunidade do nosso organismo tende a ficar mais baixa e nos deixar mais suscetíveis a adoecer. Com hospitais atualmente lotados, a falta de leitos pode ser preocupante e todo cuidado é pouco para reduzir as chances de contágio, tanto pela Covid-19 quanto por qualquer outra doença.

Por que adoecemos mais no frio?

O ar mais seco pode nos deixar desidratados e ressecar as mucosas e vias respiratórias, causando mais infecções e crises alérgicas. O clima mais frio nos faz ficar mais dentro de ambientes fechados, o que facilita a propagação e transmissão de diversos tipos de vírus, bactérias e outros agentes infecciosos.

Por isso é tão comum que no frio apresentemos com maior frequência nariz escorrendo, coriza, tosse ou até mesmo febre. As doenças mais comuns do inverno são gripes, resfriados, pneumonias, bronquites, asmas, dermatites do frio, meningites, dentre outras. Algumas destas, se não forem adequadamente tratadas, podem evoluir para um quadro mais grave como sinusites, otites, amigdalites e laringites.

Como evitar as doenças típicas do inverno?

Para evitar adoecer nessa época do ano, assim como em qualquer outra, é preciso adotar medidas preventivas e manter a vacinação em dia.

Procure lavar sempre as mãos, beber bastante líquido, se agasalhar bem ao sair de casa, com luvas, meias e cachecóis, principalmente as crianças, e evitar o choque térmico, ou seja, mudanças bruscas de temperaturas como sair com os cabelos molhados após um banho quente.

Também é preciso estar atento aos ambientes, por evitar aglomerações e locais fechados, manter o lugar bem limpo e arejado, além de cobrir a boca ao tossir ou espirrar, de preferência com lenço descartável, e higienizar as mãos depois.

Essas medidas simples são capazes de prevenir muitas doenças comuns da estação mais fria do ano. Além disso, elas continuam a nos proteger da contaminação do novo Coronavírus, que ainda está circulando em nosso país e em muitos lugares do mundo.

0 Comment

Leave a Comment

Your email address will not be published.

Skip to content