Informação e prevenção são as melhores armas contra a Aids, HIV e outras IST

A Campanha Dezembro Vermelho tem como objetivo conscientizar a população sobre a prevenção do vírus HIV, Aids e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST).

Até o final do ano passado (2020), 77,5 milhões de pessoas em média foram infectadas pelo vírus HIV, e cerca de 34,7 milhões morreram de doenças relacionadas à Aids. Essas alarmantes estatísticas destacam a importância da conscientização a respeito desse tipo de infecção e a necessidade de levar informação à população.

 

Como acontece a transmissão?

Muitas pessoas ainda ficam em dúvida a respeito de como o vírus HIV é transmitido, e essa falta de informação pode resultar em preconceito, um “vírus” que deve ser exterminado.

ASSIM PEGA:

Sexo sem camisinha (oral, anal ou vaginal);

Compartilhamento de seringas e agulhas;

De mãe infectada para filho (na gravidez, parto ou amamentação);

Instrumentos não esterilizados.

ASSIM NÃO PEGA

Beijo, abraço e aperto de mão;

Contato com suor, saliva ou lágrima;

Compartilhamento de copos, talheres, roupas, travesseiro;

Uso coletivo de piscina, banheiro, sabonete e assento de ônibus;

Tosse e espirro;

Picada de insetos;

 

Aids e HIV são a mesma coisa?

NÃO. Quando alguém contrai o HIV (vírus causador da Aids) ele se torna soropositivo, ou seja, seu teste de sorologia apontou positivo para HIV. Embora o corpo humano não seja capaz de eliminar o vírus HIV, isso não significa que todo soropositivo desenvolverá Aids. Sem o tratamento adequado, a infecção pode avançar para Aids, uma doença que ataca o sistema imunológico, tornando o organismo incapaz de lutar contra outras doenças e infecções.

O Sistema único de Saúde (SUS) disponibiliza à população tanto o teste rápido para detectar a presença do vírus HIV quanto o tratamento antirretroviral que é feito com medicamentos para manter a infecção sob controle, evitando assim o agravamento e permitindo ao portador mais qualidade de vida em uma rotina normal.

 

Infecções Sexualmente Transmissíveis

Além do vírus HIV e Aids, existem muitas outras Infecções Sexualmente Transmissíveis causadas por vírus, bactérias ou outros microrganismos, principalmente devido a relações sexuais desprotegidas. 

Alguns exemplos são a sífilis, infecção por HPV, herpes genital, gonorreia e as hepatites virais B e C. As IST costumam causar corrimentos, feridas, coceira, verrugas, dentre outros sinais incômodos. E, se não forem tratadas adequadamente, podem levar a diversas complicações, inclusive a morte.

Seja consciente com a sua saúde sexual. Todo indivíduo com vida sexual ativa deve realizar o teste de HIV e outras IST, além de sempre usar camisinha.

0 Comment

Leave a Comment

Your email address will not be published.

Skip to content