Fevereiro Roxo — Conscientização sobre Lúpus, Fibromialgia, Alzheimer e Leucemia

O destaque da saúde esse mês é simbolizado pelas cores Roxo e Laranja. Enquanto o Fevereiro Roxo aborda o Lúpus, a Fibromialgia e o Alzheimer, doenças de difícil controle e que afetam a qualidade de vida do paciente, a campanha Fevereiro Laranja tem como objetivo alertar sobre a Leucemia e a importância da doação de medula óssea. Continue a leitura e entenda mais sobre essas doenças:

Lúpus

Doença inflamatória autoimune que ocorre quando o próprio sistema imunológico ataca órgãos e tecidos saudáveis do corpo, causando efeitos adversos na pele, articulações, rins e cérebro. O tratamento é individualizado conforme a manifestação do lúpus em cada paciente e visa controlar e minimizar os efeitos colaterais da doença.

Fibromialgia

Doença reumatológica que atinge cerca de 3% dos brasileiros, especialmente as mulheres. A principal característica é a dor muscular crônica e generalizada, e pode ser acompanhada de fadiga, alterações de sono, memória e humor.

Alzheimer

Provoca restrições cognitivas, perda de memória e em alguns casos até demência. O grau de comprometimento funcional determina em que fase da doença o paciente está (leve, moderada ou grave). O Alzheimer é mais frequente em idosos e evolui gradativamente, causando prejuízos ao cérebro. Por não existir ainda uma cura, o tratamento tem como objetivo retardar o avanço da doença e preservar por mais tempo as funções intelectuais do paciente.

No caso dessas três doenças, o diagnóstico precoce permite que seja estabelecido o tratamento mais adequado para controlar ou retardar os sintomas, bem como oferecer mais qualidade de vida ao portador.

Leucemia

Tipo de câncer que causa o crescimento acelerado de células anormais nos leucócitos, células do sangue responsáveis pela defesa do organismo. Os principais efeitos da doença são anemia, cansaço e fadiga, queda da imunidade, contagem de plaquetas baixa, infecção, febre, hematomas e sangramentos espontâneos. O tratamento é quimioterápico, e o transplante de medula óssea é indicado em casos de alto risco.

0 Comment

Leave a Comment

Your email address will not be published.

Skip to content